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20-03-2014 :: MERCADO FONOGRÁFICO MUNDIAL E BRASILEIRO EM 2013

MERCADO FONOGRÁFICO MUNDIAL E BRASILEIRO EM 2013

Rio de Janeiro, Março de 2014

▸      Segundo relatório da Federação Internacional da Indústria Fonográfica – IFPI divulgado ontem, as receitas com comercialização e licenciamento na área digital (Internet e Telefonia Móvel) do mercado de música gravada mundial cresceram 4,3% em 2013, impulsionadas principalmente, pelo incremento extraordinário verificado na categoria “subscrição a serviços de streaming” (+51%).

▸      O mercado europeu apresentou crescimento pela primeira vez em 12 anos (+0,6%). Nos Estados Unidos e América Latina houve também crescimento (0,5% e 1,4%, respectivamente). No Japão, entretanto, segundo maior mercado do mundo, houve redução de 16,7% nas receitas, o que influenciou negativamente no desempenho global do mercado mundial de música gravada, que recuou 3,9% em valores, se comparado a 2012. Excluindo o Japão, a variação negativa do mercado mundial de música gravada passa a ser de apenas 0,1%, tecnicamente uma situação de estabilidade em 2013 (Vendas Físicas e Receitas Digitais Combinadas).

▸      Clique no link a seguir para ter acesso ao relatório Digital Music Report completo do IFPI. http://www.ifpi.org/downloads/Digital-Music-Report-2014.pdf

▸      Já no Brasil em 2013, o mercado de música digital cresceu 22,39% em relação a 2012, impulsionado, principalmente, pelo expressivo aumento de 87,15% nas receitas decorrentes dos downloads de faixas avulsas e álbuns completos feitos pela Internet, além da continuidade do crescimento nos demais modelos de negócio da área digital, que já representam 36,46% do total do mercado brasileiro de música gravada.

▸      O bom resultado da área digital, no entanto, não foi suficiente para compensar a queda nas vendas de música em formatos físicos (CDs, DVDs, etc.) pelo segundo ano consecutivo no Brasil. Percentualmente, esta redução situou-se em 15,5% comparativamente ao registrado em 2012. Combinados o mercado físico e o digital no Brasil em 2013, houve pequeno recuo de 4,75%, em relação aos números apresentados em 2012 (Vendas Físicas e Digitais combinadas, reportadas à ABPD pelas maiores empresas fonográficas em operação no Brasil).

 MERCADO DIGITAL

 

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Faturamento (R$)

Receitas Digitais

24.287.188

43.503.539

42.778.577

53.964.412

60.852.970

111.435.842

136.389.014

Crescimento

185%

79,1%

– 1,7%

26,2%

12,8%

83,1%

22,39%

Participação dentro do Mercado Total

8%

12%

11,9%

15%

16%

 

28,37%

36,46%

As receitas dos diversos formatos da área digital auferidas pelas companhias que reportaram estatísticas à ABPD em 2013, tiveram um crescimento de 22,39% no ano passado, totalizando R$ 136.4 Milhões. Este total se refere a receitas advindas de downloads de músicas avulsas, álbuns completos, toques de chamada de celular (“master tones” e principalmente “ringback tones”) e serviços de streaming de áudio e vídeo remunerados por subscrição e/ou publicidade, além de outras formatos e modelos de negócio que fazem parte do mercado de música digital. Os quadros abaixo compreendem receitas tanto advindas da Internet como da Telefonia Móvel.

Fonte: ABPD

Com o detalhamento por categoria destas receitas digitais conforme demonstrativo abaixo, observa-se que as vendas de downloads de faixas avulsas e álbuns completos por Internet, com um crescimento nominal de 87,15% comparado ao ano anterior, influenciaram decisivamente no crescimento do mercado digital brasileiro em 2013.

2012

2013

Variação 2012/2013

 

R$

R$

%

Downloads Internet

23.747.219,68

44.442.346,79

+ 87,15

Telefonia Móvel

28.952.106,81

32.294.800,17

+ 11,55

Streaming de Áudio e Vídeos musicais remunerados por subscrição e/ou publicidade

58.736.515,18

59.651.867,51

+ 1,56%

 TOTAL

 111.435.841,67

136.389.014,47

+ 22,39

Fonte: ABPD

MERCADO FÍSICO

Em 2013 as vendas de CDs, DVDs e Blu-Rays com conteúdo musical em áudio e audiovisual registraram redução de 15,5% no Brasil, tendo as companhias que reportam estatísticas para a ABPD faturado R$ 237.752.707,56 em valores do atacado ao varejo. Deste faturamento, 66,36% corresponderam às vendas de repertório brasileiro, 30,63% a repertório internacional e 3,01% a música clássica. Também deste total, 66,36% foram de CDs (áudio) e 33,64%, DVDs e discos de Blu-Ray (audiovisual).

VENDAS TOTAIS CDS + DVDS + Blu-Rays

Ano

Vendas Totais (R$)

2012

281.420.318

2013

237.752.707

Variação 2012/2013

(-15,5%)

                                                                                  Fonte: ABPD

VENDAS DE CDS

O total do faturamento das vendas de CDs em 2013 atingiu R$ 157.786.565. Esses números, quando comparados aos de 2012, representam uma queda de 8,48% em faturamento.

Ano

Vendas Totais de CDs (R$)

2012

172.411.503,65

2013

157.786.565,15

Variação 2012/2013

(-8,48%)

                                                            Fonte: ABPD

Deste faturamento, 66,5% corresponderam às vendas de repertório brasileiro, 31,51% a repertório internacional e 1,99% à música clássica.

VENDAS DE VÍDEOS MUSICAIS (DVDs + BLU-RAY)

As vendas de DVDs e Blu-Rays com conteúdo musical tiveram uma redução de 26,64% em 2013, se comparadas a 2012. O total do faturamento com DVDs e Blu-Rays atingiu R$ 79.966.142,41.

 

Ano

Vendas Totais de Vídeo (R$)

DVDs + Blu-Rays

2012

109.008.814,76

2013

79.966.142,41

Variação 2012/2013

(- 26,64%)

Fonte: ABPD

Este faturamento correspondeu a 66,09% de repertório brasileiro, 28,88% a conteúdo musical internacional e 5,03 % a música clássica.

Segundo Paulo Rosa, presidente da ABPD, o que as estatísticas do mercado brasileiro de música gravada mostraram em 2013, muito além do comportamento do mercado físico de CDs e DVDs que de fato não foi bom, é a continuidade do crescimento do mercado de música digital (+ 22,39%), o aumento significativo nas vendas de downloads (+ 87,15%) e o fato dos modelos de negócios digitais já representarem 36,46% do mercado de música no Brasil, muito próximo à média mundial de 39% que consta do relatório do IFPI publicado em 18/03. Por outro lado, o bom desempenho de serviços de streaming remunerados por subscrição, principalmente nos mercados onde estes serviços foram lançados antes do restante do mundo (Fonte: IFPI), demonstra que o potencial do mercado brasileiro é enorme para esta modalidade de acesso à música, devido ao crescimento constante no Brasil do acesso à Internet, através de computadores, tablets, celulares e principalmente, o crescimento exponencial da penetração do uso de smartphones em nosso País, o que facilita enormemente o desenvolvimento dos serviços de streaming, cujos maiores players estão há pouco tempo operando no Brasil ou prestes a iniciar suas operações nos próximos meses. A ABPD considera bastante positivas as perspectivas deste mercado para os próximos anos.”

A seguir a listagem dos discos mais vendidos de 2013.

TOP 20 CDs

ARTISTA

ÁLBUM

GRAVADORA

01

Padre Marcelo Rossi

Já Deu Tudo Certo (EP)

Sony Music

02

Roberto Carlos

Remixed (EP)

Sony Music

03

Paula Fernandes

Um Ser Amor (EP)

Universal Music

04

Paula Fernandes

Edição Especial

Universal Music

05

Anitta

Anitta

Warner Music

06

Paula Fernandes

Multishow Ao Vivo

Universal Music

07

Luan Santana

O Nosso Tempo é Hoje

Som Livre

08

Damares

O Maior Troféu

Sony Music

09

Padre Reginaldo Manzotti

Faça-me Crer

Som Livre

10

One Direction

Midnight Memories

Sony Music

11

Vários

Canções Mágicas Disney

Walt Disney

12

Luan Santana

Te Esperando (EP)

Som Livre

13

Vários

No Coração da Jornada

Sony Music

14

Vários

Sambas de Enredo 2014

Universal Music

15

Victor & Leo

Viva Por Mim

Som Livre

16

Lady Gaga

Artpop

Universal Music

17

Padre Fábio de Melo

Queremos Deus

Sony Music

18

Jorge & Mateus

Live In London – At Royal Albert Hall

Som Livre

19

Zezé Di Camargo & Luciano

Teorias

Sony Music

20

Demi Lovato

Demi

Universal Music

 

 

 

 

TOP 20 DVDs

ARTISTA

ÁLBUM

GRAVADORA

01

Balão Mágico

A Turma do Balão Mágico

Sony Music

02

Luan Santana

O Nosso Tempo é Hoje

Som Livre

03

Paula Fernandes

Multishow Ao Vivo

Universal Music

04

Xuxa

Volumes 1 ao 11

Som Livre

05

Beyoncé

Life Is But A Dream

Sony Music

06

Jorge & Mateus

Live In London – At Royal Albert Hall

Som Livre

07

Beyoncé

Beyoncé (Explicit Version)

Sony Music

08

Só Pra Contrariar

SPC 25 Anos

Sony Music

09

Xuxa

XSPB 12

Sony Music

10

Padre Fábio de Melo

Queremos Deus

Sony Music

11

Zeca Pagodinho

Multishow Ao Vivo 30 Anos – Vida Que Segue

Universal Music

12

Sambô

Estação Sambô Ao Vivo

Som Livre

13

Daniel

Daniel 30 Anos “O Musical” (DVD/EP)

Sony Music

14

Patati Patatá

Coleção Brincando Com Patati Patatá

Som Livre

15

Madonna

MDNA World Tour

Universal Music

16

The Piano Guys

The Piano Guys

Sony Music

17

Vários

Villa Mix – 2ª Edição

Som Livre

18

Andre Rieu

Live In Brazil

Universal Music

19

Vários

Papa Francisco no Brasil – A Santa Missa

Sony Music

20

Crianças Diante do Trono

Davi

Som Livre

Fonte:ABPD