Notícias

25-01-2008 :: IFPI publica Relatório de Música Digital – 2008

 

“2007 foi o ano em que a responsabilidade dos Provedores de Acesso (ISP’s) começou a se tornar um princípio aceito. 2008 deve ser o ano em que isso se tornará realidade”.

 

Revolução, Inovação e Responsabilidade são as temáticas que norteiam o documento (de 28 páginas) da IFPI – Federação Internacional da Indústria Fonográfica – chamado Digital Music Report, apresentado no dia 24 de janeiro de 2008 para a imprensa mundial, onde constam os números de todo o setor fonográfico no que tange a música digital em 2007.

 

As vendas de música digital cresceram 40% em 2007 movimentando cerca de US$ 2.9 bilhões no mundo. Em 2006 o faturamento havia sido de US$ 2.1 bilhões.  Com esse registro a música digital passa a representar 15% das receitas totais da industria fonográfica mundial. Em 2006 esse segmento era de 11% nas vendas de música e em 2003 era praticamente inexistente, o que faz da música o setor mais avançado digitalmente da área de entretenimento, atrás apenas do setor de jogos eletrônicos.

 

Os Estados Unidos, o Japão e o Reino Unido lideram o ranking de vendas de músicas digitais no mundo (ver quadro a seguir). Estima-se que para cada download feito a partir de lojas “on-line” devidamente autorizadas, 20 são feitos de forma ilegal, infringindo a lei e os Direitos Autorais.

 

Pela primeira vez a ABPD divulga estatísticas oficiais sobre o mercado de música digital no País, antecipando parte do relatório que será divulgado na primeira quinzena de Março, juntamente com as estatísticas de 2007, de vendas de CDs e DVDs. As receitas com música digital no Brasil, apresentaram no ano passado, aumento de 185% em relação a 2006. As vendas através de telefonia celular cresceram 157% em 2007 e suas receitas representaram 76% do total do mercado digital. Entretanto, houve também um crescimento notável nas receitas advindas de licenciamentos e vendas pela Internet, que representaram em 2007 24% do mercado digital (Internet e Telefonia Móvel), enquanto este percentual em 2006, era equivalente a apenas 4%. 

 

Estima-se que 8% do faturamento total do Mercado Brasileiro de Música em 2007 tenha sido advindo das vendas digitais. Em 2006 esse percentual foi de apenas 2%.

 

O Digital Music Report preparado pelo IFPI é a mais detalhada e importante publicação anual sobre o mercado de música digital no mundo, fruto de minucioso trabalho de compilação de informações e estatísticas fornecidas pelos maiores produtores de música de cada País. Fica claramente demonstrado como a diversificação de modelos de negócio tanto na Internet como na telefonia móvel, está sendo benéfica para criadores e produtores de música, e nos permite vislumbrar um futuro em que as receitas digitais compensarão a redução verificada nos últimos anos no mercado de suportes físicos contendo música. Entretanto, para que este futuro se torne realidade, segundo aponta muito bem o IFPI, é imperativo que os Provedores de Acesso à Internet assumam um papel muito mais (pró-) ativo e eficaz na proteção dos direitos dos criadores de música, que vem sendo sistemática e flagrantemente desrespeitados em suas redes, em benefício de um mercado on-line sadio e legítimo.” (Paulo Rosa, Presidente da ABPD).

 

Governos de países importantes no cenário mundial começam a entender que Provedores de Acesso de Internet devem ter obrigação e responsabilidade na proteção da música e outros conteúdos na Internet. Ações urgentes são necessárias para traduzir isto em realidade, diz o novo relatório da industria fonográfica internacional.

 

A oferta de música protegida por Direito Autoral nas redes dos Provedores de Serviços de Internet, não autorizada e conseqüentemente sem qualquer remuneração aos seus respectivos titulares, emperra o desenvolvimento do negócio com música digital, e compromete o investimento em artistas, apesar do  crescimento das vendas digitais em 2007 de 40% sobre o ano anterior.

 

A cooperação entre Produtores de música e  Provedores de Acesso à Internet, é a forma mais eficiente de controle e redução dos atuais níveis de violação dos Direitos Autorais. Estimativas de empresas que monitoram a Internet demonstram que mais de 80% do tráfego mundial nas redes dos provedores, é constituído de distribuição ilegal de arquivos protegidos.

 

O Digital Music Report 2008 do IFPI destaca o plano do presidente da França Nicolas Sarkozy, de cooperação entre titulares de direito sobre músicas e  Provedores de Acesso à Internet no combate à pirataria “on-line” como um exemplo a ser seguido. Iniciativas como esta também encontram-se em estágio avançado na Inglaterra, Suécia e Bélgica. O relatório pede que a União Européia siga o exemplo, o mesmo para países onde as discussões entre a produtores de música e Provedores de Acesso à Internet no que diz respeito ao combate à pirataria “on-line” de música não progrediram ainda satisfatoriamente.

 

Apresentando o relatório, o Chairman e CEO do IFPI John Kennedy diz: “A mudança de opinião é uma coisa, um programa de ação concreto é outra. Há somente um momento aceitável para os Provedores de Acesso à Internet assumirem sua responsabilidade para a proteção de conteúdo, e este momento é agora. Depois de anos de prevaricação na discussão, a decisão do Governo Francês de enfrentar o problema é profundamente animadora. Isto mostra a urgência no encaminhamento da questão em todos os mercados onde a música está sendo agressivamente desvalorizada pela pirataria.

 

Os 10 Principais Mercados de Música Digital (fonte: IFPI)

 

País

Online

Mobile

01

Estados Unidos

67%

33%

02

Japão

8%

91%

03

Inglaterra

71%

29%

04

Coréia do Sul

63%

37%

05

Alemanha

69%

31%

06

França

39%

61%

07

Canadá

58%

42%

08

Austrália

55%

41%

09

China

27%

73%

10

Itália

43%

56%

 

                   Top 10 Mundial de Downloads em 2007 (fonte: IFPI)

 

Artista

Música

Unidades (m)

01

Avril Lavigne

Girlfriend

7.3

02

Utada Hikaru

Flavor of life

7.2

03

Rihanna

Umbrella

6.6

04

T-Pain

Buy U A Drank (Shawty Snappin’ )

5.9

05

Akon

Don’t Matter

5.7

06

Soulja Boy Tell’Em

Crank That

5.2

07

Shop Boys

Party Like a Rock Star

5.2

08

Sean Kingston

Beautiful Girls

4.8

09

Mims

This is Why I’m Hot

4.8

10

Beyonce

Irreplaceable

4.6

Para maiores informações favor contatar ABPD – Edna Calheiros (21) 3511-9908 (edna.calheiros@abpd.org.br) ou o departamento de comunicação da IFPI – Adrian Strain/Alex Jacob no telefone Tel: +44 (0)20 7878 7935, email: press-office@ifpi.org

A versão completa do Digital Music Report 2008 encontra-se no site da IFPI (www.ifpi.org) e no site da ABPD (www.abpd.org.br) (http://abpd.org.br/downloads/Digital_Music_Report_2008.pdf)

para download.


Warning: Undefined array key "o" in /home/storage/a/ec/51/abpd/public_html/wp-includes/shortcodes.php on line 403