Notícias

10-04-2002 :: Balanço do Mercado Fonográfico na América Latina

No ano de 2001 as vendas de CDs caíram 9,8% em termos de valores e 5,4% em termos de unidades vendidas na América Latina. Esses resultados devem-se principalmente à proliferação maciça e a comercialização de CDs falsificados.

Entre outros fatores que contribuíram para a significativa queda na região, aparece o download não autorizado de música pela Internet, a concorrência com outros setores da indústria do lazer e a instabilidade econômica que vem ocorrendo nos mercados.

Na América Latina, a proliferação de laboratórios de reprodução ilícita de música, somada à instabilidade econômica, é um dos fatores mais prejudiciais para a industria da música. Raúl Vázquez, Diretor Regional da IFPI América Latina, explica: “As condições e as tendências econômicas da região não favoreceram em nada a nossa indústria. Porém, uma situação ainda mais alarmante é o ataque do crime organizado, na forma de pirataria”.

O México continua sendo o maior mercado latino-americano e o décimo no ranking mundial, apesar do ano 2002 ter sido o segundo ano consecutivo em queda de vendas, chegando a 19%. Sua taxa de pirataria local, atualmente está em 68%.

A pirataria musical na Argentina representa 60% do mercado e no Brasil 53%.

Um dos caminhos para combater a pirataria é a aprovação de leis e regulamentos que protejam os direitos dos autores.

Esses dados foram recentemente publicados pela IFPI – International Federation of the Phonographic Industry, que é a organização que representa a indústria da música gravada em todo o mundo. A IFPI conta com 1.500 membros em 76 países.


Warning: Undefined array key "o" in /home/storage/a/ec/51/abpd/public_html/wp-includes/shortcodes.php on line 403